E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.Apocalipse 11:1-14
Para começar o meu entendimento sobre as duas testemunhas do apocalipse quero colocar uma observação: Os três principais personagens dos primeiros séculos da era cristã eram OS JUDEUS, O MESSIAS JESUS CRISTO E O IMPÉRIO ROMANO. DESTES TRÊS NA MINHA VISÃO, DOIS SERIAM AS DUAS GRANDES TESTEMUNHAS MÁRTIRES DO APOCALIPSE. São eles: Os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios também que aceitaram jesus como seu salvador.
Algus dizem que podem ser Moisés e Elias, outros Elis e Enoque, outros e ainda existem uma outra porcentagem que afirma que é apenas simbólico, isto é: Não existe as duas testemunhas como sendo duas pessoas.
Irei dar a minha interpretação de uma maneira fácil, simples e reduzida sem buscar outros versículos sobre cada versículo do capítulo 11 no parágrafo a seguir:
E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
Interpretação: Esta medição do templo aqui é reservado ao povo Santo de Deus Israel.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
Apocalipse 11:2
Iinterpretação: Aqui não tem muito o que dizer, pois esta parte pertence aos gentios que aceitarão a Jesus Cristo como seu salvador. 42 meses(3 anos e meio) signica o tempo que Jesus pregou seu evangelho convertendo os judeus e os gentios as suas boas novas.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Apocalipse 11:3
Interpretação: As duas testemunhas (Os judeus e gentios ) profetizarão por (1.260 dias), espaço de tempo que Jesus pregou no seu ministério nas terras de Israel. Durante este tempo as duas testemunhas levariam o evangelho aos judeus e gentios de todo o Império Romano. Vestidas de saco sigifica negar toda a sua vida em favor da pregação da palavra.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que se acham em pé do dinte do Senhor da terra.
Apocalipse 11:4
Interpretação: Observem aqui que estas duas oliveiras já estão de pé diante do Senhor na terra. Compreendo então como sendo os judeus e gentios de mãos dadas que se converteram ao evangelho de Cristo.
E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
Apocalipse 11:5-6
Interpretação: Não tendo muito o que falar nestes dois versículo é revelado o poder da Igreja de Cristo sobre seus adversários.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
Apocalipse 11:7
Interpretação: Aqui entendo como um simbolísmo de que as duas testemunhas irão aparentar estarem mortos por causa da morte de Cristo no calvário. Foi neste período que a bíblia revela que feriria o pastor e as ovelhas ficariam despersas.
E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.
Apocalipse 11:8
Interpretação: A grande cidade aqui são os termos de Jerusalém a cidade Santa que numa representação Geral significa o mundo gentio em sua totalidade sendo simplicada em duas cidades gentias(Sodoma e Egito) na qual Jesus também foi crucificado por eles.
E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
Apocalipse 11:9
Interpretação: Aqui vemos os 3 dias e meio(Dias em que o Senhor permaneceria na sepultura), que serviram de testemunhas para muitos povos que o Senhor tinha morrido e as duas testemunhas ficarão em Jerusalém para saber dos acontecimentos. Simbolicamente não é permitido que se enterrem os cadávares das duas testemunhas porque algo haveria de acontecer.
E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
Apocalipse 11:10
Interpretação: Aqui entendo como sendo os inimigos de Jesus Cristo festejando pela morte do Reio dos judeus.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
Apocalipse 11:11
Interpretação: É neste momento que Jesus Cristo levanta dos mortos, se apresenta a seus seguidores dando vida as suas duas testemunhas.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
Apocalipse 11:12
Interpretação: Aqui as duas testemunhas num sentido representativo a igreja de Cristo em geral são levados as nuvens. Um reino celestial que estava para se cumprir no pentecostes.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
Apocalipse 11:13
Interpretação: Este terremoto é um simbolismo causado por causa da pregação da ressurreição de Jesus dentre os mortos que até hoje se propaga no mundo inteiro pela visão das duas testemunhas.
É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
Apocalipse 11:14
Interpretação: Observem que foi passado o segundo AI e que já estamos no intervalo para soar a ultima trombeta para o acontecimento final.
O que em breve devem acontecer já estão acontecendo pelas duas testemunhas.
Quero dizer que não estou convicto das minhas interpretações, mas foi a que mais preencheu para mim estar próximo ao meu entendimento. Aceito críticas e se eu estiver errado que possam me dar um esclarecimento melhor.
Vamos ao debate.
https://www.facebook.com/groups/311499095714148/permalink/374938829370174/
Deus nos abençoe e nos dê sabedoria em sua palvra.